Emax

Emax2019-04-10T13:11:31-03:00

Tecnologia ao seu alcance.

O IPS e.max CAD é um bloco de cerâmica vítrea de di-silicato de lítio para a tecnologia CAD/CAM. Ele é fabricado através de inovador processo que produz um material de excepcional homogeneidade. No estágio cristalino intermediário, o bloco pode ser facilmente fresado com o equipamento CAD/CAM. A invulgar cromatização do IPS e.max CAD, que é característica dos blocos pré-cristalizados do IPS e.max CAD, varia entre branco, azul e cinza azulado. Esta cor é criada pela microestrutura e composição da cerâmica vítrea. A resistência do material nesta fase intermediária é de 130–150 MPa. Após a fresagem, os blocos de IPS e.max CAD podem ser cristaliza- dos num forno cerâmico da Ivoclar Vivadent (p.ex., Programat®P300, P500, P700).

Em contraste com algumas outras cerâmicas CAD/CAM, estes blocos podem ser cristalizados em aprox. 20 a 31 minutos, não contraem de modo significativo e não requerem complicados processos de infiltração. O processo de cristalização, que é terminado em 20 a 25 minutos, a 840-850oC , produz a alteração da microestrutura, que é o resultado de um crescimento controlado dos cristais de di-silicato de lítio. No processo de fresagem, o software de fresagem leva em conta esta densificação resultante de 0,2 %. A transformação da microestrutura possibilita todas as propriedades físicas finais, com 360 MPa de resistência e as respectivas propriedades ópticas.

Perguntas Frequentes.

As restaurações IPS e.max CAD podem ser cimentadas do modo convencional?2019-03-18T17:31:01-03:00

A cimentação das restaurações de IPS e.max CAD pode ser feita do modo adesivo, auto-adesivo ou do modo convencional. Na cimentação convencional, o dente deve apresentar um preparo adequadamente retentivo (ângulo de preparação de 4-6°). Quando isto não for possível, deve ser pre- ferida o uso da cimentação adesiva (p.ex., com Variolink II ou Multilink Automix). Não é aconselhável o uso dos clássicos cimentos de fosfato, porque eles influenciam, de modo negativo, na transmissão da luz pela cerâmica pura e, assim, prejudicam a aparência estética das restaurações de cerâmica pura.

Como deve ser condicionada a superfície interna (ligação) das restaurações de IPS e.max CAD, antes da cimentação?2019-03-18T17:30:01-03:00

As superfícies internas (ligação) das restaurações de IPS e.max CAD sempre devem ser atacadas com gel de ácido fluorídrico (IPS Ceramic Etching Gel) por 20 segundos, sejam elas cimentadas com adesivos, com auto-adesivos ou com os métodos convencionais. O padrão retentivo, criado pelo ataque ácido, torna possível uma ligação com os agentes de ligação adesivos, auto-adesivos, bem como, com os agentes adesivos convencionais. Depois do ataque ácido, a cerâmica vítrea deve ser silanizada, usando Monobond Plus, quando as cimentações adesiva e auto-adesiva forem empregadas. A silanização não é necessária para a cimentação convencional.

As estruturas de IPS e.max CAD, antes da estratificação ou após seu término (no lado da cavidade), podem ser jateadas com Al2O3ou pérolas de vidro para polimento?2019-03-18T17:29:15-03:00

As estruturas de IPS e.max CAD não devem nunca ser jateadas com Al2O3 ou com pérolas de vidro para polimento, porque isto pode causar danos na superfície da cerâmica e alterar as suas propriedades físicas.

Os materiais IPS e.max Ceram Margin podem ser usados com o IPS e.max CAD?2019-03-18T17:28:34-03:00

Os materiais IPS e.max Ceram Margin não podem ser usados sobre cerâmicas vítreas (IPS e.max Press e CAD) porque os parâmetros de queima são muito elevados e a redução para o ombro pode enfraquecer a restauração.

A qualidade da cristalização das restaurações de IPS e.max CAD pode ser controlada?2019-03-18T17:27:46-03:00

Testes ópticos podem ser feitos com a ajuda da escala de cores. Se cor e opacidade são com- paráveis com a escala de cores, o processo de cristalização foi conduzido com sucesso. Estas cores também poderão ser comparadas, com luz incidente, em um background neutro e não cromatizado. Quando cor e opacidade são diferentes da escala de cores (como, p.ex., translucidez muito alta), deverá ser frezada uma nova restauração. A cristalização não pode ser repetida.

Os IPS Empress Universal Shades, Stains e Glaze podem ser usados sobre o IPS e.max CAD?2019-03-18T17:27:01-03:00

Os IPS Empress Universal Shades, Stains e Glaze foram especialmente desenvolvidos para o Sistema IPS Empress. Eles não podem ser usados com os produtos IPS e.max.

Os IPS e.max CAD Crystall./Shades, Stains, Glaze podem ser usados em conjunto com os IPS e.max Ceram Shades, Essences, Glaze?2019-03-18T17:25:57-03:00

Não. Desde que os materiais IPS e.max CAD Crystall. and IPS e.max Ceram são queimados de maneiras diferentes, estes materiais não podem ser misturados ou aplicados ao mesmo tempo.

Quais materiais podem ser usados quando são necessários ajustes de cor, depois da queima Combinada (Queima de Cristalização e de Pigmentação em um passo)?2019-03-18T17:25:24-03:00

Desde que as caracterizações foram conduzidas com IPS e.max CAD Crystall./Shades and Stains para a queima Combinada, os IPS e.max CAD Crystall./Shades and Stains devem ser usados, de novo, para qualquer queima de correção.

O quê deve ser considerado após a queima do IPS e.max CAD?2019-03-18T17:24:47-03:00

Para evitar as tensões no interior da cerâmica, remover a restauração do forno somente após que os ciclos de queima tenham terminado (esperar o sinal acústico do forno). Deixar os objetos para esfriar até a temperatura ambiente, em local protegido das correntes de ar, e não tocar nos objetos durante este tempo. Não jatear e não submeter os objetos à têmpera.

Outros fornos, que não são os da Ivoclar Vivadent, podem ser usados para cristalizar as restaurações IPS e.max CAD?2019-03-18T17:23:52-03:00

A cristalização do IPS e.max CAD é coordenada especialmente com os fornos cerâmicos da Ivoclar Vivadent (p.ex., P300, P500, P500 ou P700). Se deseja usar um outro e não testado forno cerâmico, você deve, por favor, consultar a Ivoclar Vivadent sobre sua compatibilidade com o IPS e.max CAD. É importante notar que nem todos fornos cerâmicos podem ser usados para a cristalização. Os fornos cerâmicos que não possuem modo controlado de esfriamento lento ou função de vácuo, não podem ser utilizados para este propósito.

Outras bandejas de queima, como p.ex.,as bandejas alveoladas, podem ser usadas para a cristalização do IPS e.max CAD ?2019-03-18T17:23:05-03:00

Nenhuma outra bandeja pode ser usada, porque a fornecida IPS e.max CAD Crystallization Tray armazena o calor que é necessário para esfriar lentamente a cerâmica vítrea, sem promover tensões. As outras bandejas de queima, p.ex., as bandejas alveoladas, não podem armazenar o calor porque esfriam de modo rápido.

Como pode ser evitada a prematura secagem do IPS Object Fix Putty or Flow na seringa?2019-03-18T17:21:37-03:00

Para evitar a prematura perda de umidade das pastas de queima, remover a seringa da bolsa de alumínio apenas antes da primeira utilização. Fechar a seringa, imediatamente após cada uso. Quando a seringa não for utilizada por prolongado período de tempo, ela deve ser armazenada em uma bolsa de plástico, junto com um lenço de papel úmido.

Como as contaminações com IPS Object Fix Putty or Flow sobre outras superfícies da restauração podem ser removidas, antes da cristalização?2019-03-18T17:20:15-03:00

Um pincel de pelos curtos ou um cotonete de algodão, molhados com água, podem ser usados para a limpeza. É preciso verificar se realmente todos os resíduos foram removidos, antes da aplicação Shades,Stains ou Glaze, para evitar a inclusão de resíduos durante a queima.

No processo de cristalização, podem ser usadas outras pastas de queima, diferentes das IPS Object Fix Putty or Flow ?2019-03-18T17:19:29-03:00

A IPS Object Fix Putty or Flow foi especialmente desenvolvida para a cristalização das restaurações de IPS e.max CAD. O seu comportamento de expansão está otimamente coordenado com o IPS e.max CAD. Em outras palavras, a consistência, antes e depois da cristalização, permite que a pasta possa ser facilmente aplicada e totalmente removida. Outras pastas não devem ser utilizadas porque, devido às suas diferentes composições, elas podem causar danos para o IPS e.max CAD. Além disto, elas são de difícil remoção.

Como deve ser usada a pasta IPS Object Fix Putty or Flow, durante o processo de cristalização?2019-03-18T17:18:38-03:00

Para prevenir a distorção da restauração de IPS e.max CAD, durante a cristalização, as IPS Object Fix Putty ou Flow são usadas. Elas suportam a restauração de uma ótima maneira e, assim, asseguram a justeza de adaptação da restauração, após a cristalização. As pequenas restaurações podem ser colocadas, de modo direto, no IPS e.max CAD Crystallization Pin, com pequena quantidade de IPS Object Fix Flow.

As restaurações de IPS e.max CAD contraem durante o processo de cristalização?2019-03-18T17:16:55-03:00

Não. Durante a cristalização, a microestrutura é transformada e ocorre uma densificação de 0,2 %. O software de fresagem leva em conta este fator de densificação. Deste modo, após a cristalização, as restaurações fresadas de IPS e.max CAD podem mostrar a justeza de adaptação necessária.

As restaurações fresadas de IPS e.max CAD podem ser totalmente acabadas no estado pré-cristalizado (azul) e, a seguir, cristalizadas e estratificadas?2019-03-18T17:13:41-03:00

No estado pré-cristalizado (azul), as restaurações fresadas de IPS e.max CAD podem ser testadas no troquel e receber o acabamento total. As margens muito finas somente podem ser acabadas depois da cristalização (polidores de silicone), já que estas margens serão arredondadas durante o processo de cristalização.

As restaurações IPS e.max CAD requerem ajustes oclusais, após o processamento CAD/CAM?2019-03-18T17:12:14-03:00

Sim. Na superfície externa, principalmente nas áreas funcionais de contato com antagonistas, os ajustes devem ser feitos com um diamante fino para alisar a estrutura de superfície que foi criada pelo processamento CAD/CAM.

Quando os ajustes manuais, com instrumentos de desgaste, devem ser feitos?2019-03-18T17:10:43-03:00

Todos os ajustes das restaurações fresadas de IPS e.max CAD devem ser realizados no estado pré-cristalizado (azul). É importante notar que a estrutura no estado pré-cristalizado deverá ser desgastada somente com adequados instrumentos, com baixa rotação e leve pressão, para evitar os lascamentos, principalmente nas margens.

Por que é importante determinar a cor do preparo?2019-03-18T16:35:03-03:00

Dependendo do nível de translucidez do bloco usado, a cor do preparo exerce influência sobre a restauração de cerâmica pura cimentada. Assim, o conhecimento da cor do preparo é imperativo. Um correspondente troquel com a cor do preparo pode ser fabricado com a ajuda do IPS Natural Die Material. Ele é usado para obter uma ótima equiparação da cor da restauração para uma determinada situação clínica.

Quando os blocos IPS e.max CAD HT são usados?2019-03-18T16:52:41-03:00

Graças à sua alta translucidez, os blocos HT são especialmente adequados para pequenas restaurações (p.ex., inlays e onlays). As restaurações feitas com os blocos HT convencem os usuários pelo seu natural efeito camaleão e por sua excepcional adaptação à estrutura dental remanescente. A luminosidade deve ser baixa se blocos translúcidos forem usados para grandes restaurações (p.ex., coroas). Em tais casos, é recomendado o uso de blocos com baixos níveis de translucidez (IPS e.max CAD LT).

Quando os blocos IPS e.max CAD LT são usados?2019-03-18T16:56:26-03:00

Devido aos seus altos valores de luminosidade quando comparados com os blocos HT, os blocos LT são especialmente adequados para a fabricação de grandes restaurações (p.ex., coroas anteriores e posteriores). As restaurações de IPS e.max CAD LT convencem os usuários pelos seus naturais valores de luminosidade e de cromatização. Isto evita que a restauração possa incorporar o “acinzentado”.

Os blocos IPS e.max CAD LT também são adequados para a fabricação de estruturas para estratificação?2019-03-18T16:55:29-03:00

A cromatização e a translucidez do material IPS e.max CAD LT estão designadas para restau- rações fabricadas nas técnicas de maquiagem e “cut-back”. Se as estruturas são feitas de IPS e.max CAD LT e estratificadas com IPS e.max Ceram (materiais Dentin e Incisal), as cores e valores de luminosidade são ligeiramente diferentes e a cor do dente pode diferir da cor da escala de cores.

Qual tipo de gesso deve ser usado para fabricar os modelos?2019-03-18T16:58:35-03:00

As instruções do fabricante do sistema CAD/CAM usado devem ser observadas para a fabricação dos modelos. A seguinte regra básica pode ser aplicada: Dependendo do sistema CAD/CAM e equipamento, gessos especiais devem ser usados na fabricação de modelos e troqueis, para assegurar a boa qualidade do escaneamento. Se um gesso especial para escaneamento não estiver disponível, modelos e troqueis poderão ser fabricados com gesso pedra de alta resistência, que deve ser pulverizado com IPS Contrast Spray, imediatamente antes do processo de escaneamento.

Quais são os tipos de exigências que o pre- paro do troquel deve reproduzir para permitir a produção de restaurações com justeza de adaptação?2019-03-18T17:01:03-03:00

As tradicionais normas do preparo de cavidades exigidas para as restaurações de cerâmica pura também se aplicam ao IPS e.max CAD. A espessura da borda incisal para o preparo de dentes anteriores requer uma atenção especial. A borda incisal já preparada deve ser, no mínimo, tão espessa quanto o diâmetro da broca usada no preparo da cavidade. Durante o preparo, a respectivas instruções dos fabricantes, em relação às dimensões dos instrumentos de desgaste, devem ser observadas.

Uma borda incisal, que resultou muito fina durante o preparo, pode ser ajustada antes do escaneamento, para que, depois da fresagem, possa ser evitado um complicado procedimento de prova?2019-03-18T17:03:36-03:00

Em casos como este, nós recomendamos conformar a borda incisal do troquel preparado até que a sua espessura possa ser equiparada com o diâmetro da broca usada para o preparo. Estas áreas poderão ser preenchidas com cimento, quando a restauração for posicionada.

Como a justeza de adaptação das restaurações de IPS e.max CAD pode ser ajustada?2019-03-18T17:07:39-03:00

Quando a justeza de adaptação sobre o troquel precisa ser ajustada, isto pode ser conseguido pela troca dos parâmetros do respectivo software CAD. Em adição, existe a possibilidade de alterar as dimensões dos contactos oclusais e proximais.

Processo Emax.

Ficou com dúvidas? Preencha o formulário que ligamos para você!

A Ranieri tem toda a expertise que seu consultório precisa.

Fale Conosco

Rua Frutuoso da Costa, 35 Tatuapé, São Paulo SP

Phone: +55 11 2671-7360